sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Peak Bagging Portugal



PEAKBAGGING - O que é o peak bagging?

Peak bagging é uma actividade comum entre montanhistas e caminhantes que consiste em tentar completar todos os cumes de um determinado grupo ou lista de montanhas.
Embora pouco conhecida em Portugal esta é uma actividade bastante popular em várias zonas do mundo, particularmente nos países anglófonos.
Esta actividade também pode ser designada por mountain bagging, munro bagging ou simplesmente bagging.
Normalmente as listas de montanhas não são aleatórias e têm critérios objectivos como a altitude ou a proeminência topográfica ou ambas para determinar que montanhas são incluídas na lista.
Exemplos de listas usadas para Peak Bagging:

Pirenéus 3000 Lista das montanhas com mais de 3000 metros nos Pirenéus
Alpes 4000  Lista das montanhas com mais de 4000 metros nos Alpes
U.S 14000  Lista das montanhas com mais de 14000 pés (4267 metros) nos Estados Unidos
Virginia P1000  Lista das montanhas com uma proeminência de mais de 1000 pés (304,8 metros) no estado da Virginia nos EUA
8000  Lista das 14 montanhas dos Himalaias com mais de 8000 metros
Austrália P600  Lista das montanhas com uma proeminência de pelo menos 600 metros na Austrália
País Basco P250 Lista das montanhas no País Basco com uma proeminência de pelo menos 250 metros
Munros  Lista de montanhas da Escócia com mais de 3000 pés (914,4 metros)
Hewitts  Lista de montanhas da Inglaterra, Irlanda e País de Gales com uma altitude de mais de 2000 pés (610 metros) e uma proeminência de pelo menos 30 metros.

Aqui estão representadas apenas algumas listas selecionadas ao acaso, mas o número destas listas é muito maior incluindo centenas (ou milhares) de listas em todo o mundo.
Existem listas para todos os níveis de dificuldade desde desafios só ao alcance dos melhores alpinistas do mundo como as 14 montanhas com mais de 8000 metros nos Himalaias, até montes e montanhas que podem ser alcançados em passeios de um dia, acessíveis a qualquer pessoa que goste de caminhar, como os propostos pela lista de Hewitts em Inglaterra.
Vários sítios na internet contém um arquivo destas listas alguns dos mais importantes são Peakbagger.comPeaklist.org e Summitpost.org .
Em Portugal a única lista que consegui encontrar foi a lista do ponto mais alto de cada distrito, é uma lista interessante mas muito incompleta na sua representatividade das montanhas portuguesas.
Outra lista interessante para os Portugueses será a lista das montanhas mais proeminentes da península Ibérica que inclui algumas montanhas em Portugal.
Motivado pelo gosto pelas montanhas e pela falta de listas mais completas de cumes em Portugal decidi criar uma lista de montanhas para Portugal.
Baseando-me nas cartas militares 1:25000 do Instituto Geográfico do Exército série M888 criei uma lista que agrupa todas as  montanhas com uma altitude mínima de 800 metros e uma proeminência topográfica de pelo menos 100 metros de Portugal.
Tenho o objectivo de no futuro incluir também as montanhas dos Açores e da Madeira mas por agora a lista inclui apenas montanhas de Portugal Continental e agrupa um total de 255 montanhas.
Em Abril de 2010 com a conquista do Annapurna, João Garcia tornou-se o décimo homem do mundo a ter alcançado o cume de todas as 14 montanhas do mundo com mais de 8000 metros. Em Dezembro de 2010 João Garcia completou também os Seven Summits (a lista das montanhas mais altas de cada continente).
Como forma de homenagem aquele que é o maior alpinista português atribuí à lista o nome de GARCIAS.
Um GARCIA é qualquer montanha em Portugal que tenha mais de 800 metros de altitude e uma proeminência topográfica de pelo menos 100 metros.

Lista de GARCIAS por altitude
Lista de GARCIAS por proeminência topográfica







2 comentários: