segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Serra do Alvão



Serra do Alvão

A serra do Alvão fica situada no noroeste do país entre os distritos de Vila Real e do Porto.
A serra culmina nos 1330 metros do vértice geodésico de Caravelas A serra do Alvão é delimitada a noroeste pelo vale do rio Tâmega e a este/sudeste pelo vale do rio Corgo. A delimitação da serra a norte e a sul é menos óbvia.
A sul a serra do Alvão dá lugar à serra do Marão.
Em termos de orografia faz sentido que a delimitação entre Alvão e Marão seja feita pelo vale do rio Sordo, o ponto de cota que marca a distinção entre as duas serras é o Alto do Velão uma vez que este é o ponto mais baixo na linha de cumeada que une os pontos mais altos das duas serras, Caravelas na serra do Alvão a Marão na serra do Marão. 
No entanto tradicionalmente as pessoas das aldeias de Gontães e Vila Cova chamam Marão às montanhas junto às suas aldeia que culminam no cume de Vaqueiro. As pessoas das aldeias a este e a norte de Vaqueiro (Galegos da Serra, Arnal, Lamas de Ôlo) consideram este cume como parte do Alvão. Desta forma podemos delimitar Alvão/Marão pelo cume de Vaqueiro ou pelo Alto de Velão.
A norte os limites da serra também não são completamente claros. Uma classificação mais restrita consideraria como Alvão apenas as montanhas a sul do rio Avelames, mas podemos expandir o limite até à ribeira de Oura um pouco mais a norte. Assim podemos considerar que o limite a este da serra é definido de norte para sul pelo ribeiro da Oura, pelo rio Avelames e pelo rio Corgo.
Em Vila Pouca de Aguiar fica o ponto de sela que separa a serra do Alvão da serra da Padrela.

Fazem parte da serra do Alvão as seguintes montanhas:
Caravelas - 1330 - Serra do Alvão
Vaqueiro - 1311 - Serra do Alvão/ Serra do Marão
Minheu - 1203 - Serra do Alvão
Fonte Erma - 1152 - Serra do Alvão
Alto dos Carvalhos - 1033 - Serra do Alvão
Bentozelos - 956 - Serra do Alvão
Srª da Graça - 941 - Serra do Alvão
Telégrafo/ Penedo do Raio - 910 - Serra do Alvão/ Telégrafo
Corisco - 810 - Serra do Alvão



Montanhas de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário